eventos e notícias

Nordeste Lança Efata: Escola de Comunicadores
Foto: Divulgação

A equipe de comunicação da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, promove, nos dias 25 de setembro e 2 de outubro, a Escola de Comunicadores da AJS Nordeste. As atividades acontecerão de forma on-line, por meio do canal da AJS no YouTube, com profissionais que atuam nas áreas de fotografia, design, marketing e criação de conteúdo para as diversas mídias sociais. O evento é totalmente gratuito e os interessados podem acessar o formulário de inscrição clicando aqui. É a primeira vez que a equipe promove uma atividade intensa para os responsáveis de comunicação, tendo como tema o evangelho de Marcos 7,31-37.

 

No primeiro dia, os participantes vão poder acompanhar uma aula sobre fotografia com o jovem Marcelino, que é estudante de Rádio, TV e Internet, músico, fotógrafo, cineasta e sócio do grupo Dispar. Dicas, maneiras de tirar uma boa fotografia e técnicas farão parte do momento formativo. Vale lembrar que todos poderão interagir por meio dos comentários na plataforma digital.

 

Durante o período vespertino, uma roda de conversa sobre design será aberta aos participantes. Foram convidados os salesianos Gabriel Silva e Ronyeli Andrade, que são referência no assunto na Inspetoria do Nordeste. Juntos, eles irão abordar conceitos que vão ajudar os participantes no manuseio do Photoshop e do Illustrator.

 

Já no dia 2 de outubro, outros dois momentos estão programados. Pela manhã, a coordenadora de Comunicação dos Salesianos Bahia, Cyda Bryto, será a responsável por falar sobre um assunto tão importante nas casas e obras salesianas. A especialista abordará o tema “Marketing para Eventos”. No horário da tarde, o Pe. Antonio João Neto será o facilitador do tema “Criação de Conteúdo para as Redes Sociais”.

 

“Quando Jesus, em Mc 7,31-37, cura um surdo que tinha dificuldade de falar, toca-o nos ouvidos e, com os dedos molhados de saliva, toca-o na língua, Nosso Senhor, olhando para o céu, diz ‘Efata!’, que significa ‘Abre-te’. Eis que então, os ouvidos do doente se abrem à escuta e a língua dele desatina a falar. É justamente essa passagem da vida de Jesus que nos inspirou a propor este momento de formação em comunicação para a Juventude Salesiana, ou seja, quem comunica o Evangelho precisa saber ouvir antes de falar, precisa interiorizar antes de expor”, afirmou o Coordenador de Comunicação da AJS Nordeste, Gabriel Silva, SDB.

 

No mesmo sentido, o religioso também pontuou que a Escola de Comunicadores será um marco da equipe neste tempo de pandemia. “Assim, a primeira edição da Escola de Comunicadores da AJS Nordeste (EFATA) visa proporcionar elementos teóricos e práticos que favorecerão os nossos comunicadores a se tornarem cada vez mais ouvidores da palavra de Deus. Ouvindo, poderão comunicar com excelência! E comunicar com excelência impõe-nos a necessidade de nos tornarmos progressivamente melhores no que fazemos, de modo que sejamos referência quando se fala em evangelização da juventude, em especial através dos meios de comunicação”, concluiu.

 

O evento também contará com a presença do delegado para a Comunicação Social da Inspetoria Salesiana do Nordeste, Pe. João Carlos Ribeiro, e o coordenador da AJS Nordeste, o Pe. Daniel Brandão. A atividade também será aberta para comunicadores de paróquias, colégios, obras sociais e para comunicadores de outras inspetorias espalhadas pelo Brasil, tendo como foco anunciar Jesus Cristo, por meio do carisma salesiano, na santidade e alegria, gestos deixados pelo Pai e Mestre das Juventudes e fundador da congregação Salesiana, São João Bosco.

 

 EQUIPE DE COMUNICAÇÃO 

 

A Equipe de Comunicação da AJS Nordeste foi montada no Conselho Interinspetorial da AJS, em março de 2020. De lá para cá, muita coisa foi feita, como o gerenciamento das redes sociais, artes para eventos, crescimento de pautas no Nordeste Hoje e Boletim Salesiano, além de interações nas redes sociais. Atualmente, a equipe é coordenada por Gabriel Silva (SDB), e composta pelos jovens: Ariane Brito e Rhadney Silva, da AJS Caetés (PE), Francisco D’Lucas e Letícia Santana, da AJS Juazeiro do Norte (CE) e Luiz Eduardo, da AJS Carpina (PE). A ideia é que o grupo inspetorial crie pontes que vão ajudar a fortalecer a comunicação na região, que é marcada pela alegria salesiana e pelo protagonismo juvenil.

 

 SERVIÇO 


EFATA: Escola de Comunicadores da AJS Nordeste
Data: 25 de setembro e 2 de outubro de 2021
Local: Canal da AJS Nordeste no YouTube 
Inscrições:clique aqui

 

FonteInspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga