eventos e notícias

20 anos de atividades da FM Dom Bosco
Fotos: FM Dom Bosco, Fortaleza (CE)

O mês de agosto marca de forma especial os 20 anos da Rádio FM Dom Bosco, em Fortaleza (CE). Na última sexta-feira (13), aconteceu o encontro com representantes da Comunidade Educativa Pastoral (CEP) de cada obra salesiana na capital cearense (rádio, colégio e paróquia). Na oportunidade, o Vice-inspetor do Nordeste, Pe. João Carlos (SDB), fez uma palestra sobre a Proposta Programática do Reitor-Mor à Congregação Salesiana após o Capítulo Geral 28. “Nós precisamos compreender a importância de cada obra e trabalharmos em conexão, para atingirmos os objetivos deste sexênio. Em 2021, a FM Dom Bosco chega aos 20 anos de atuação aqui em Fortaleza, e isso revela a força da comunicação salesiana, que também deve disponibilizar espaços que valorizem nosso colégio e nossa paróquia locais”, ressaltou Pe. João Carlos.

 

Segundo Marcos Pavel, coordenador do Clube de Amigos, o encontro das CEPs trouxe um novo ânimo para a presença Salesiana de Fortaleza. “Além disso, revelou os anseios mais profundos do sucessor de Dom Bosco, Padre Ángel Fernández, que traduzem os sentimentos do próprio fundador: uma contínua aproximação entre religiosos e leigos, a primazia da evangelização em nossa atividade pastoral, o contato com os jovens e outra série de objetivos que darão norte à nossa ação”, enfatizou o colaborador da rádio. Já para Jamil Cezar, supervisor da emissora, a CEP tem sido uma grande oportunidade de todos(as) os(as) colaboradores(as) da obra em Fortaleza se reunirem para o aprofundamento da espiritualidade e da missão salesiana hoje. “São esses momentos que direcionam os passos a seguir, estando em comunhão com a Congregação Salesiana e a Igreja”, explicou o gestor.

 

No sábado (14), a programação festiva contou com a “Missa dos Ouvintes” e da Live de 20 anos transmitidas pelo canal oficial da rádio no YouTube. À tarde, a celebração eucarística possibilitou um reencontro dos ouvintes com os locutores que estão diariamente na programação da emissora. O diretor da rádio, Pe. Mauro (SDB), acolheu os fiéis e desejou vida longa à FM Dom Bosco. “Agradecemos a todos que gostam dessa rádio, que colaboram com essa missão: funcionários, empresas parceiras, os ouvintes do Clube de Amigos e de modo especial a memória do fundador, Pe. Sebastião Alves da Silveira”, afirmou o diretor. Já o locutor Brendo Carvalho ficou feliz com o retorno da Missa dos Ouvintes. “É um elo de encontro, uma extensão da interação da rádio com o seu público. Mesmo nesse período de pandemia, conseguimos realizar a missa, seguindo todos os protocolos sanitários”, disse o comunicador. Estiveram presentes a Ir. Maria Letícia e o Ir. João da Cruz, ambos do Instituto Hesed; Pe. João Carlos que presidiu a celebração e o cantor Philipe Dantas que animou a santa missa.

 

A noite do sábado foi de festa com a realização da Live que celebrou os 20 anos da emissora. Teve shows de Adelson Viana, Frei Wilter Malveira com a participação de Marcos Lessa, Waldonys e Pe. João Carlos. O momento ainda contou com a presença do casal Ana Clara Rocha e Ítalo Poeta, que fizeram uma oração pela rádio salesiana. Até o fechamento dessa matéria, o show transmitido pelo YouTube registrava 6.000 visualizações. A live também foi transmitida ao vivo, pela FM Dom Bosco 96,1 e pelas Rádios Shalom 690 AM e 91,7 FM.

 

  

 

 Mais sobre a FM Dom Bosco 

 

A FM Dom Bosco foi fundada em 1997 como rádio comunitária. Na época, Pe. Sebastião estava à frente da direção da emissora, que buscava perante os órgãos regulamentadores de radiodifusão, a concessão para funcionar como rádio educativa. Para que a FM Dom Bosco fosse ao ar, foi preciso muito empenho de seu fundador, paroquianos, amigos, moradores do bairro Joaquim Távora e adjacências, que juntos e com a essencial ajuda de Deus, conseguiram com dedicação e trabalho, a concessão, que transformou a rádio comunitária em FM Dom Bosco.

 

No dia 18 de abril de 2001, foi aprovado pelo Senado Federal, o Ato que outorgou permissão da Fundação Educacional Salesiana Dom Bosco para executar serviços de radiodifusão sonora em frequência modulada. Assim, o sonho tornou-se realidade. Em 2002, Pe. Orsini Nuvens Linard assumiu a direção da emissora.

 

Em janeiro de 2011, chegam à Fortaleza novos salesianos. A rádio passa a ser administrada pelo Pe. Gilberto Silva. Essa administração imprimiu um perfil visionário e empreendedor, com a contratação de vários colaboradores, equipamentos digitais, reformulação do site e redes sociais, além de um relacionamento mais próximo com a equipe e os ouvintes da rádio.

 

Atualmente, a FM Dom Bosco, tem a direção de Pe. Mauro e destaca-se no cenário da radiodifusão cearense com programas educativos, culturais, informativos e religiosos, que têm o objetivo de levar aos ouvintes uma comunicação de qualidade, quanto ao conteúdo veiculado e à parte técnica. Por isso, a rádio tem o reconhecimento dos órgãos públicos e de milhares de pessoas que acompanham diariamente a programação e os eventos que a mesma promove.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – FM Dom Bosco, Fortaleza (CE)