eventos e notícias

Você conhece o podcast sobre a Família Salesiana?
Foto: Divulgação

Uma oportunidade de conexão em meio à pandemia. Foi com esse intuito que os Salesianos Cooperadores da Região Brasil lançaram no dia 1º de abril, aniversário da canonização de Dom Bosco, o seu canal de podcast (ssccregiaobrasil). Em entrevista ao Boletim Salesiano, o Salesiano Cooperador Carlos Roberto Minozzi conta os detalhes desta iniciativa.


Como surgiu a iniciativa?


Com o aparecimento da pandemia, em 2020, a Consulta Região Brasil preocupou-se em oferecer aos Salesianos Cooperadores, impedidos de se reunir presencialmente, uma oportunidade de se manter conectados e então surgiram alguns programas no YouTube. No entanto, percebeu-se que, para assistir a um vídeo, havia necessidade de estar em um momento e ambiente propício. Já a mídia de podcasts permitia apreciar o conteúdo em qualquer momento: dirigindo, durante uma caminhada, ou ainda arrumando sua casa, e então optou-se por essa mídia. Inicialmente, aproveitando o lançamento do livro A Família Salesiana de Dom Bosco, formatou-se um primeiro programa, destinado a divulgar os ramos da Família Salesiana, com a leitura da história desses ramos, por Salesianos Cooperadores das diversas inspetorias do Brasil.

Como são feitas as gravações?


Para o programa "A Família Salesiana", as gravações são feitas pelos próprios Salesianos Cooperadores com os recursos de que dispõem, como celulares, por exemplo, e enviadas a mim, que faço a produção final, colocando as vinhetas e a locução de apresentação. Para o programa "Memórias do Oratório", são aproveitados áudios já gravados pelo Pe. Maurício Miranda, que autorizou seu uso, e também é colocada uma vinheta com locução de apresentação. Para o programa "A alma salesiana", são feitas minientrevistas com compositores de músicas salesianas e/ou religiosas, seguidas da apresentação dessas músicas.

Quantos programas estão no ar?


O canal de podcasts (ssccregiaobrasil) foi ao ar em 1 de abril, homenageando o dia da canonização de Dom Bosco; o programa “A Família Salesiana” iniciou-se em 2 de abril e vai ao ar todas as sextas-feiras; o “Memórias do Oratório” iniciou-se em 6 de maio, em homenagem a São Domingos Sávio, e vai ao ar às quintas-feiras; e “A alma salesiana”, que iniciou em 24 de maio, é publicado às segundas-feiras.


Clique aqui para ouvir o programa dos Salesianos Cooperadores.

 

Clique aqui e conheça mais podcasts salesianos na matéria completa do Boletim Salesiano digital.

 

Fonte: Boletim Salesiano digital