eventos e notícias

Dia Mundial do Rádio
Conheça um pouco da história e acesse as rádios salesianas do Brasil

Anualmente, no dia 13 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial do Rádio. A data foi escolhida em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países. Assim, a data foi oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), porém, o primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012.

 

A data tem o objetivo de conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias sobre a importância do acesso à informação e sobre a liberdade de expressão dentro deste setor da comunicação. A rádio esteve presente acompanhando os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental.

 

A Rede Salesiana Brasil conta com 6 rádios espalhadas pelo Brasil que levam o carisma salesiano mais longe. Conheça cada uma delas:

 

 Ceará 

 

FM Dom Bosco (Fortaleza)

Frequência: FM 104,5 MHz

 

A FM Dom Bosco foi fundada em 1997 como rádio comunitária. Na época, Pe. Sebastião estava à frente da direção da emissora, que buscava perante os órgãos regulamentadores de radiodifusão, a concessão para funcionar como rádio educativa. Para que a FM DOM BOSCO fosse ao ar, foi preciso muito empenho de seu fundador, paroquianos, amigos, moradores do bairro Joaquim Távora e adjacências, que juntos e com a essencial ajuda de Deus, conseguiram com dedicação e trabalho, a concessão, que transformou a rádio comunitária em FM Dom Bosco.

Atualmente, a FM Dom Bosco, tem a direção de Pe. Mauro e destaca-se no cenário da radiodifusão cearense, com programas educativos, culturais, informativos e religiosos, que tem o objetivo de levar aos ouvintes uma comunicação de qualidade, quanto ao conteúdo veiculado e à parte técnica. Por isso, tem o reconhecimento dos órgãos públicos e de milhares de pessoas que acompanham diariamente a programação da rádio e os eventos que a mesma promove.

 

Clique aqui para escutar a FM Dom Bosco.

 

Rádio Padre Cícero (Juazeiro do Norte)

Frequência: FM 104,9MHz

 

A Rádio Pe. Cícero pertence à Fundação Educativa Salesiana Padre Cícero, organização sem fins lucrativos, com a finalidade de veicular conteúdo de cunho educativo, cultural, científico, artístico e religioso, contribuindo para formação e amadurecimento do ser humano. Mantém-se através dos apoios culturais e, principalmente, da contribuição voluntária dos Amigos da Rádio. Inspira-se nos exemplos de Dom Bosco e Pe. Cícero, através de seus testemunhos em ações socioeducativas e religiosas.

 

Clique aqui para escutar a Rádio Padre Cícero.


 Mato Grosso do Sul 

 

FM Educativa UCDB (Campo Grande)

Frequência: FM 91,5 MHz

 

A rádio FM Educativa UCDB trabalha, no estilo salesiano, com a cultura juvenil popular e a sociedade de maneira geral, educando, orientando, informando e envolvendo a comunidade em suas diversas atividades. A Rádio FM Educativa UCDB pertence à Fundação Dom Bosco, pessoa jurídica de direito privado, que tem finalidade social, com a função de veicular matérias de cunho educacional, cultural, científico, artístico e religioso, contribuindo, assim, para a formação e a evolução do ser humano.

 

Clique aqui para escutar a FM Educativa UCDB.

 

 São Paulo 


Rádio Dom (Lorena)

Frequência: Webrádio

 

A Rádio Dom possui como missão ser sinal e portadora do amor de Deus aos jovens, ao estilo salesiano, sendo voz da e para a ação social salesiana, para seus atendidos e vulneráveis. Sendo ponte com as demais frentes carismáticas, contribui com a corresponsabilidade com os mais frágeis, realizando a missão da Igreja de perita em humanidade, ser construtora do Reino de Deus.

 

A Rádio Dom foi fundada no dia 03 de abril de 2017 no Noviciado Salesiano com o nome -Rádio SDB CURITIBA. Tinha o intuito de alocar um programa produzido pelos jovens em situação de Cumprimento de Medidas socioeducativas nos CENSES atendidos pelo noviciado. A rádio também acolheu 12 programas dos noviços e mestre.

“Os jovens em situação de medidas não podem ter suas imagens veiculadas, por isso a impossibilidade do desenvolvimento direto de vídeos e outras produções. A rádio tem o poder de, com o trabalho vocal, desenvolver a autoestima, o vínculo criativo consigo mesmo e a nova visão de mundo, além de divulgar o trabalho e a potencialidade dos meninos. Não se sabe qual a situação do locutor, sabe-se que é um jovem, com um nome específico. A devolutiva de dignidade começa também ai.”

Com o interesse de diversos salesianos do Brasil, a Rede Salesiana Brasil de Comunicação torna-se parceira da rádio e com essa articulação a nível nacional, transfere seu nome para RÁDIO SDB BRASIL. Há parcerias com a Rádio Vaticano, Rede Evangelizar é Preciso, Amanhecer e A12. O ano termina e a rádio transfere sua sede para a cidade de Lorena, tendo seu estúdio montado no UNISAL. Com a Inspetoria salesiana de São Paulo assumindo a administração da emissora, mais uma vez transfere sua identidade para Rádio Dom. Alunos do Ensino Superior, professores, coordenadores, membros da família salesiana e demais colaboradores contribuem com a Rádio Dom e seu funcionamento. Hoje conta com quatro estúdios externos (CWB, LO, SP), estúdios de trabalhos nas unidades de internação e liberdade assistida. Em três anos mais de 1.000.000 de pessoas acessaram a emissora.

 

Clique aqui para escutar a Rádio Dom.

 

Rádio Carmo (Guaratinguetá - SP)

Frequência: Webrádio

 

A Rádio Carmo transmite via internet e é fruto do projeto de Educomunicação do Colégio do Carmo, de Guaratinguetá (SP), que conta com a participação de estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Foi inaugurada oficialmente no dia 24 de abril de 2019 no contexto de aniversário de 127 anos da presença salesiana em Guaratinguetá. Além de estudantes, a Rádio também se propõe a ser um espaço aberto para toda a Comunidade Educativa-Pastoral, com a participação de Irmãs, Pais/Responsáveis, Professores, Colaboradores e todos aqueles que se dispuserem. O objetivo é conscientizar para a formação de um verdadeiro ecossistema comunicativo e educativo. Na programação da emissora são veiculados também programas de emissoras parceiras, como Vatican News e Rádio Senado.

 

Clique aqui para escutar a Rádio Carmo.

 

Rádio Inova (Lorena)

Frequência: FM 107,3MHz

 

A Rádio Inova FM 107,3 é uma Rádio Educativa pertencente à Fundação Olga de Sá. Legalmente registrada, solicitou autorização do Serviço de Rádio Difusão Sonora em Frequência Modulada, ao Ministério das Comunicações, em caráter exclusivamente educativo, para a cidade de Lorena, São Paulo. Possui a missão de divulgar os trabalhos de entidades sociais, promover programas de combate às drogas, campanhas sobre dengue, alcoolismo, desperdício de água, cuidados com o meio ambiente e saúde do homem e mulher, além de fazer cobertura de eventos culturais, propagando com credibilidade a educação e a cultura de forma geral.

 

Clique aqui para escutar a Rádio Inova.

 

Fonte: RSB-Comunicação