eventos e notícias

Diálogo sobre o uso das novas tecnologias na missão salesiana
Encontro busca dar continuidade à reflexão sobre o "sacramento salesiano" da presença, abrindo oportunidades para uma nova fase de comunicação

Durante o último sábado (5), o Dicastério para a Comunicação Social dos Salesianos de Dom Bosco sediou um encontro virtual para debater acerca do uso das novas tecnologias no campo da educação, da formação, da animação, da informação e do empenho na era digital atual. Este primeiro encontro, que durou mais de duas horas, contou com sete participantes de todo o mundo, pessoas que atualmente trabalham ou estão ativamente empenhadas no uso inovador das tecnologias para a pastoral salesiana.

 

O encontro digital foi convocado e presidido pelo Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Pe. Gildásio Mendes dos Santos. Em seu discurso aos participantes, o Conselheiro Geral destacou o propósito da reunião: dar continuidade à reflexão sobre o "sacramento salesiano" da presença, abrindo oportunidades para uma nova fase de comunicação que visa instilar a criatividade no uso da tecnologia no âmbito da educação e da espiritualidade na era digital.

 

Em seu discurso, Pe. Gildásio estimulou a equipe a buscar caminhos inovadores no sentido de criar novas oportunidades para que os pobres e marginalizados, destinatários privilegiados da ação salesiana, também possam ser vistos e ouvidos através das redes salesianas.

 

No geral, a discussão girou principalmente em torno de três questões:

 

1. De que modo criativo e inovador as tecnologias de comunicação digital estão sendo exploradas em sua instituição, em sua Inspetoria, em sua Região?

 

2. Quais são as suas propostas para desenvolver sinergias e racionalizar as preocupações fundamentais (Formação, Animação, Informação, Produção e Compromisso) da Comunicação Social Salesiana, e levá-las a um nível mais avançado?

 

3. Em sua opinião, olhando para o futuro, quais são as possíveis áreas ainda inexploradas nas quais os salesianos deveriam investir tempo, energia e recursos?

 

A riqueza, a amplitude e a profundidade destas questões geraram uma interessante partilha por parte de cada um dos participantes. Além disso, de acordo com os testemunhos recolhidos, foi uma surpresa para todos descobrir que, no mundo salesiano, estão nascendo – muitas vezes silenciosamente – muitas iniciativas no campo da mídia.

 

Um segundo encontro de reflexão sobre o mesmo tema ficou agendado para o dia 24 de fevereiro, com um número maior de participantes, estimado em cerca de 20 membros.

 

Fonte: ANS