eventos e notícias

Encontro dos Delegados Inspetoriais para a Comunicação Social
“Os salesianos precisam de formação em Comunicação Social e no conhecimento e domínio das ferramentas [...], sobretudo, para saber comunicar a verdadeira mensagem"

Para os Salesianos de Dom Bosco (SDB), a Comunicação Social representa um elemento fundamental do carisma. "É um campo significativo de ação que está entre as prioridades apostólicas da missão salesiana", definem as Constituições Salesianas (art. 43). Assim, na última quinta-feira (16), o Conselheiro Geral para a Comunicação Social da Congregação Salesiana, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, promoveu um encontro para orientar e implementar as diretrizes da metodologia virtual.

 

O evento on-line foi realizado por meio da plataforma Zoom, e contou com 14 participantes: Pe. Gildásio Mendes, os Delegados Inspetoriais para a Comunicação Social das Inspetorias da Argentina Sul, Argentina Norte, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Colômbia-Medellín, Colômbia-Bogotá, América Central, Estados Unidos Oeste e o responsável de comunicação do ‘Centro Regional do Coadjutor Salesiano’ (CRESCO), da Guatemala.

 

O encontro abordou os desafios da comunicação em tempos de COVID-19 e de pós-Capítulo Geral 28. Um diálogo entre os presentes sobre a experiência vivida na pandemia e sobre o trabalho realizado em cada Inspetoria para ajudar os mais necessitados abriu o evento. Em seguida, o Conselheiro Geral para a Comunicação Social abordou os problemas atuais e o desenvolvimento da Comunicação Social Salesiana, neste momento particular e no futuro. "Embora a pandemia seja um momento difícil para toda a humanidade, ela valorizou a mídia e a própria comunicação. Estar junto é importante e a mídia digital tem sido o canal para esta troca. Diante de tal realidade, os salesianos precisam de formação em Comunicação Social e no conhecimento e domínio das ferramentas: não apenas do ponto de vista tecnológico, mas, sobretudo, para saber comunicar a verdadeira mensagem" – foi uma das conclusões.

 

O Pe. Gildásio, por sua vez, reiterou: "Se a comunicação antes constituía um apêndice, hoje é fundamental. Todo salesiano deve ser especialista em comunicação. Para a evangelização, é essencial saber se comunicar. O conteúdo da comunicação nasce do Evangelho e é uma força sempre nova".

 

Durante o encontro virtual de quase duas horas, os participantes refletiram sobre a identidade carismática salesiana, o papel dos jovens, o trabalho em sinergia com a Pastoral Juvenil e a necessidade e importância de trabalhar com leigos, entre outros assuntos. Como escreveu o Conselheiro Geral para a Comunicação Social: "O que é a comunicação com estilo salesiano? É aquele grande amor que brota do nosso coração educativo e flui até o último suspiro, porque quem ama em nome de Jesus e serve aos mais pobres e necessitados será sempre o comunicador de uma mensagem sempre nova, que nunca envelhece".

 

Fonte: ANS