eventos e notícias

RSB-Comunicação apresenta a Jornada - Comunicação em Rede em Tempos de Pandemia
Rede Salesiana Brasil de Comunicação promove ciclo de palestras on-line sobre a Comunicação em tempos de pandemia

 

A partir da próxima quarta-feira (08) a Rede Salesiana Brasil de Comunicação (RSB-Comunicação) inicia a Jornada - Comunicação em Rede em Tempos de Pandemia. Uma série de lives que abordarão as diferentes aplicabilidades da comunicação em diferentes contextos dentro da atual situação de pandemia global.

 

As lives acontecerão às quartas-feiras, sempre às 15h, e poderão ser acompanhadas na página oficial da RSB no Facebook ou pelo canal oficial da RSB no YouTube.  

 

 

Confira a programação e os palestrantes convidados:

 

08/07

Live sobre: Igreja e Comunicação em tempos de pandemia

Com Ir. Joana Terezinha Puntel

 

Ir. Joana Terezinha Puntel (FMA) é Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996) e pela Simon Fraser University (1991). Foi Visiting Research Scholar no Programa Media and Communications na The London School of Economics and Political Science, Inglaterra (2002). Tem Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1985) e graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1975). Atua como docente no curso de Especialização Cultura e Meios de Comunicação do SEPAC que se realiza em convênio com a PUC-SP/COGEAE. Seu campo de atuação compreende os temas de: jornalismo, cidadania, política de comunicação, igreja, religião, cultura, meios de comunicação de massa, ética da comunicação, educação digital. É membro da INTERCOM e da SOTER - Sociedade de Teologia e Ciências da Religião.

 

15/07

Live sobre: Educomunicação em Tempos de Pandemia

Com o Dr. Claudemir Edson Viana

 

Dr. Claudemir Edson Viana é coordenador e professor doutor de Licenciatura em Educomunicação na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Ciências da Comunicação (2000) e doutorado em Ciências da Comunicação (2005) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atuou como pesquisador da Universidade de São Paulo no Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicação (LAPIC) de 1996 a 2010, e desde 2001 é pesquisador colaborador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP. Foi Diretor Acadêmico da Faculdade de Educação e Cultura Montessori (FAMEC) de 12/1997 a 11/ 2008, e presidente do Conselho Editorial da Revista Científica da FAMEC de 2002 a 2008. Tem experiência em docência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea (Ensino Básico e Superior); em Teoria da Comunicação e em Educomunicação no Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, comunicação e educação, infância, comunicação social e cibercultura. É avaliador do INEP/MEC para Reconhecimento de Cursos de graduação em Comunicação Social a partir de 2007. Integra o Comitê Científico da Track Game & Culture (SBGames - Sociedade Brasileira de Games), na área de Games e Educação, desde 08/2009. Foi o criador e coordenador da Rede Social Educativa Minha Terra, projeto do Portal Educarede, de 2007 a 2011. Atuou por 7 anos como líder de projetos educativos na Internet e formador de educadores pelo CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação. Foi orientador de monografias no curso de Especialização do Proinfo-MEC/ECA-USP "Mídias na Educação" (2011-2013). É Secretário Executivo da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação (ABPEducom) e integrante do grupo de especialistas em Internet & crianças/adolescentes do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Atual coordenador do NCE-USP - Núcleo de Comunicação e Educação da USP. 

 

22/07

Live sobre: Jornalismo e Comunicação Social nas Instituições educativas

Com a Prof.ª Antonia Alves Pereira

  

Antonia Alves Pereira é Doutoranda em Comunicação (CAPES/UERJ/UNEMAT); Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP, 2012); Especialista em Educação a Distância (Senac-RJ, 2008); Jornalista graduada em Comunicação Social (UFMT, 2000); Professora Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat); Sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom); Diretora de Comunicação da ABPEducom entre 2013 e 2016; Membro do Conselho Consultivo Deliberativo (CCD) entre 2016 e 2019; Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor); Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP); Líder do grupo de pesquisa "Jornalismo, Educomunicação e Cidadania (Educom.JOR)"; Possui um Blog pessoal sobre Educomunicação (www.educomunicacao.jor.br) e, atualmente, é Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (PRAE) na Unemat.  

 

05/08

Live sobre: Narrativas originais para vivência de novas significatividades

Com o Pe. Gildásio Mendes dos Santos

  

O Pe. Gildásio Mendes dos Santos é sacerdote da Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) da Missão de Mato Grosso. Na área acadêmica possui graduação e mestrado em Filosofia (1986) e Teologia (1992) concluídos na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras do Centro Unisal de Lorena (SP). Possui especialização e mestrado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Salesiana (UPS) de Roma, na Itália (1990), e livre docência em Mídia e Arte (1998) pela mesma instituição; MBA em Telecomunicação- Realidade Virtual pela Michigan State University dos EUA (2000). Fez doutorado em Comunicação na área da Influência da Mídia em Televisão pela Wayne State University of Michigan, nos EUA (2006). Foi Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) e, atualmente, é Conselheiro Mundial para o dicastério da Comunicação da Sociedade de São Francisco de Sales - Salesianos de Dom Bosco.

 

Fonte: RSB-Comunicação