eventos e notícias

A Rádio Dom Bosco virou Podcast!
Rádio Dom Bosco se transforma em podcast para atender aos desafios da pandemia e passa a transmitir o Podcast Salé dos Jovens Comunicadores de Recife

Nos dias atuais, a pandemia tem levado a uma organização social que exige novas formas de educar. Sendo a escola um dos setores dessa organização social, ela não pode deixar de utilizar instrumentos que atendam às exigências dos seus grupos humanos, reformulando esquemas tradicionais, substituindo instrumentos e equipamentos de trabalho por novas ferramentas da educomunicação.


Ouvir podcasts é definitivamente uma das formas mais adaptadas ao mundo contemporâneo para se manter em um ritmo constante de aprendizado. Além de ser prático e portátil, é um formato bem mais intimista.

Diante disso, a Comunicação do Colégio Salesiano Recife lançou o Podcast Salé! pela rádio interna da instituição, a Rádio Dom Bosco. Um novo segmento do projeto de educomunicação da Instituição. O projeto objetiva fazer um trabalho didático-multifacetado que será desenvolvido pelos Jovens Comunicadores (estudantes) em um ciclo interativo de sentido ontológico, enfocando sempre a natureza humana, modificada, alterada e transformada diante do poder modelador dos fatores sociais. Nesse sentido, a nova proposta dialoga com a perspectiva mais participativa e emancipatória da educomunicação, constituída por uma somatória de ideias, mas, principalmente, pelos ideais de fazer do podcast um instrumento da educação voltado para os jovens e, assim, apresentar um novo horizonte de possibilidades para o campo da aprendizagem.

Entrevistas, músicas, dicas e notícias serão alguns dos tópicos abordados pelos nossos Jovens Comunicadores. A ideia principal é criar mais um canal de comunicação com os estudantes e os demais componentes de toda comunidade educativa salesiana.

Para conhecer o podcast, clique aqui.

 

Sobre o Projeto de Educomunicação

O projeto de educomunicação Jovens Comunicadores existe desde o início do ano de 2015, com a Rádio Dom Bosco e a TV Salé, que tem como pano de fundo a leitura e a produção crítica da comunicação, na medida em que os produtores principais, os próprios alunos, passam a ter domínio das técnicas de produção midiática.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Colégio Salesiano Recife