eventos e notícias

Um oratório digital completamente novo
Quase 25 anos após seu primeiro lançamento, o site sdb.org continua sendo um oratório digital aberto a todos

No último domingo (8), solenidade da Imaculada Conceição de Maria e aniversário do nascimento do oratório salesiano, foi inaugurado o novo site dos Salesianos de Dom Bosco (SDB): o endereço permanece o mesmo (www.sdb.org), mas o interior desse vasto "oratório digital" foi totalmente repaginado.

 

Durante o longo processo de renovação, que durou quase dois anos e foi intensamente desejado pelo Conselheiro Geral de Comunicação Social, Pe. Filiberto González, foram seguidos três princípios fundamentais: em primeiro lugar, foi preciso recuperar e reorganizar da melhor maneira, para permitir a máxima usabilidade, o riquíssimo conteúdo do site institucional, um site que possui quase 25 anos de história (foi inaugurado em 1995) e que já está em sua sexta edição, com cerca de 18.000 páginas.

 

Em segundo lugar, enfatizar claramente a visão global da Congregação: algumas ferramentas específicas, como o mapa das presenças salesianas ou o foco em algumas obras peculiares, servem exatamente para transmitir a dimensão e a difusão da obra salesiana no mundo.

Por fim, manter uma perspectiva projetada para o futuro: o desenvolvimento do site foi realizado sob a perspectiva da contínua “Transformação Digital”, pensando em favorecer ao máximo o uso personalizado das ferramentas, a compatibilidade dos sistemas, a facilidade de compartilhamento.

 

Além desses princípios gerais, os desenvolvedores do site adotaram três linhas de ação: usar uma linguagem moderna no que se refere ao aspecto gráfico e às apresentações; representar um "oratório digital", aberto a todos os salesianos e pessoas que compartilham o carisma; além de buscar a máxima simplicidade e ‘intuitividade’, tanto gráfica quanto funcional. "Com, no máximo, três ou quatro cliques é possível chegar à informação desejada" – explica Hilario Seo (SDB), Webmaster do site.

 

O trabalho de renovação no site SDB.org, coordenado por Seo, teve a colaboração da desenvolvedora web espanhola "DOSATIC" e dos Delegados de Comunicação Social das Inspetorias e Visitadorias Salesianas de todo o mundo.

 

O site está disponível em 5 línguas e ainda se encontra em fase de crescimento e implantação, sobretudo no que se refere à população de setores, como a apresentação das casas salesianas, sua localização no mapa, os dados das Inspetorias (estes ainda exigirão a colaboração ativa de muitos salesianos das diferentes realidades locais), entre outros. Para isso, pode-se enviar um e-mail para: admin@sdb.org 

 

Quase 25 anos após seu primeiro lançamento, o sdb.org continua sendo um oratório digital aberto a todos.

 

Fonte: ANS