eventos e notícias

Professora lança livro sobre educomunicação
Fonte: Nataniel Zanferrari (Portal UNEMAT) e Boletim Salesiano.

O livro, intitulado "Educomunicação – Um diálogo criativo com a pedagogia de Dom Bosco", é fruto de estudo de caso junto à Rede Salesiana de Escolas na América Latina.

 

A professora do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Antonia Alves Pereira, lançou o livro "Educomunicação – Um diálogo criativo com a pedagogia de Dom Bosco: o estudo de caso junto à Rede Salesiana de Escolas na América Latina".

 

Resultado de dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação defendido na Universidade de São Paulo (USP) em 2012, a obra contextualiza as práticas educativas salesianas a partir do paradigma da educomunicação.

 

“Fruto de um levantamento minucioso, a pesquisa buscou nas origens da história salesiana do ramo feminino em seus quase dois séculos, a interrelação entre comunicação e educação, partindo do contexto latino-americano até chegar ao contexto mundial que assumiu a educomunicação como revitalização do Sistema Preventivo”, explica a professora. “Voltando para o contexto brasileiro, o foco da investigação buscou os indícios educomunicativos no material didático, no currículo e nas atividades do contraturno escolar da Rede Salesiana de Escolas nas cinco regiões geográficas”, disse Antonia.

 

Desta forma, todas as informações foram analisadas a partir das dimensões lúdicas, didáticas e educomunicativas e articuladas com as áreas de intervenção da educomunicação que levam ao exercício da cidadania, ao empoderamento social, o que desemboca na possibilidade dos atores sociais envolvidos se tornarem produtores de cultura.

 

A pesquisa de mestrado foi orientada pelo professor Ismar de Oliveira Soares, responsável pela pesquisa que identificou, no final dos anos 1990, a educomunicação como um campo autônomo do conhecimento na interface Comunicação-Educação.

 

Lançada pela Editora Fi em coedição com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), a obra está disponível gratuitamente em formato PDF, podendo também ser adquirida em versão impressa sob demanda. Ambos formatos podem ser adquiridos clicando aqui.