eventos e notícias

Escola Salesiana de Comunicação Social inicia na Região Ásia Sul
Foto: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Na sexta-feira (24), o Conselheiro Geral para a Comunicação Social (CS), Pe. Gildasio Mendes dos Santos, iniciou a Escola Salesiana de Comunicação Social com a Região Ásia Sul, de forma on-line. Após apresentar a visão e os objetivos da Escola, Pe. Mendes sublinhou que esse início representa uma etapa significativa para a Congregação Salesiana. ''Iniciamos um percurso importante, tendo presente a missão evangelizadora da Igreja a ser feita de modo eficaz através da comunicação'' – afirmou o Conselheiro, recordando que a comunicação é uma dimensão prioritária para os Salesianos.

 

A Escola Salesiana de Comunicação Social é uma iniciativa do Dicastério para a Comunicação Social que visa uma formação salesiana de todos os que estão envolvidos nesse apostolado, buscando preparar todos os participantes para, em seu trabalho, adentrar a perspectiva salesiana. Nessa luz, os temas a serem tratados são as dimensões bíblica, sinodal, salesiana, institucional, pastoral e juvenil da Comunicação Social.

 

O evento teve início com a oração do Pe. Ernest Rosário, seguida de um vídeo sobre a “Viagem a Emaús”. Sucessivamente, o Pe. Michael Makri, desde Shillong, conduziu cânticos de elevação espiritual. Em seguida, o Pe. Kochamkunnel Jose – mais conhecido como KM Jose – Superior da Inspetoria São Tomé Apóstolo, da Índia-Chennai (INM) e responsável pela “BOSCOM”, convidou todos a tornarem-se mensageiros de esperança. “Deus, disse, comunicou-nos sua poderosa mensagem de amor: também nós, por nossa vez, deveríamos difundir a mensagem que Deus ama o mundo. Num contexto de tantas energias negativas, há que irradiar as energias positivas”.

 

Já o Pe. Harris Pakkam, Diretor de ANS, introduziu às linhas-guia gerais de todo o programa de formação e, em seguida, o Pe. Gildasio Mendes passou concretamente ao desenvolvimento da ‘primeira aula’ sobr o tema: “A Dimensão bíblica da comunicação: ler a comunicação desde a perspectiva de Emaús".

 

Participaram da sessão 82 salesianos, representando as diferentes Inspetorias da Região Ásia Sul. O Pe. Aravind Khalko, da Inspetoria de Kolkata (ex-Calcutá), encerrou esse primeiro encontro agradecendo a todos pela participação nessa assembleia inaugural.

 

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)