eventos e notícias

Começa a Escola de Comunicação Salesiana
Foto: Divulgação

Começa hoje, no Brasil, com a presença on-line do Conselheiro Geral para a Comunicação Social (CS), Pe. Gildásio Mendes dos Santos, a Escola de Comunicação Salesiana. Trata-se de um programa especial, organizado pelo Dicastério para a CS, com a colaboração dos Coordenadores Regionais de CS.

 

A Escola de Comunicação Salesiana nasce como resposta às duas ações propostas pelo Projeto de Animação e Governo do Dicastério para a CS (2020-2026), no contexto da proposta programática do Reitor-Mor para o Pós-Capítulo Geral 28 (CG28): Viver o ‘Sacramento Salesiano’ da presença (Prioridade n. 3):

 

a. Linha de ação 5.1.1.4. Organizar um percurso de formação integral e permanente para os Delegados e as Equipes de Comunicação, dotando-o de programas e estruturas adequadas.

 

b. Linha de ação 1.1.1. Realizar encontros de formação que envolvam, pessoal e comunitariamente, salesianos e leigos, a fim de valorizar a comunicação na perspectiva educativa e pastoral no ecossistema juvenil.

 

A Escola tem como objetivo a formação, o aprofundamento e o enriquecimento de quantos estejam envolvidos quer na coordenação da missão, quer no trabalho de comunicação das diferentes Inspetorias Salesianas do mundo, segundo uma visão da comunicação evangélica e sinodal, salesiana e convergente, objetivando aprofundar a evangelização e a educação dos jovens de hoje no ambiente digital.

 

A proposta nasce do Setor da Comunicação Social, buscando construir um espaço de aprofundamento dos temas da comunicação na missão salesiana, entre os Delegados Inspetoriais do setor e suas Equipes. O Dicastério definiu cinco temas centrais e ofereceu assistência para aprofundar os conteúdos.

 

No Brasil, a Escola foi organizada a partir de uma série de encontros feitos entre os seis Delegados Inspetoriais (dois SDBs e quatro Leigos) que compõem a Comissão Nacional para a Comunicação (CONAC). Esta última pertence à Conferência das Inspetorias Salesianas do Brasil (CISBRASIL). Tendo em vista o percurso educativo-pastoral das Inspetorias, foram levantadas diferentes temáticas, posteriormente acrescentadas ao núcleo temático do Dicastério para estruturar o programa do curso.

 

Os 40 lugares criados foram distribuídos entre as Inspetorias (Delegados e Equipes Inspetoriais), a Redação nacional do Boletim Salesiano, o grupo da Família Salesiana Canção Nova e a Visitadoria Salesiana de Angola.

 

O Dicastério da CS, com a participação do Dicastério da Pastoral Juvenil (PJ), tem como tarefa aprofundar as grandes dimensões da CS: bíblica, institucional, sinodal, salesiana e de PJ. Cada dimensão pode contar com a assistência do Dicastério e mesas redondas de aprofundamento. Além disso, especialistas e convidados proporão uma série de temas particularmente ligados à comunicação sobre as variadas frentes da missão salesiana (escolas, paróquias, instrução universitária, obras sociais, etc.).

 

A Escola se prolonga por um ano, com dois encontros de estudo por mês. Todo encontro será virtual e durará 3 (três) horas.

 

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)