eventos e notícias

Encontro Regional de Delegados Inspetoriais de Animação Missionária e Comunicação Social
Foto: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Começou ontem (17), o Encontro Regional dos Delegados Inspetoriais para a Animação Missionária e a Comunicação Social, convocado pelos Setores para as Missões e para a Comunicação Social, com o tema “Comunicar Cristo hoje”. Os 30 participantes vêm das Inspetorias da Região América Cone Sul. O encontro, à luz da linha programática traçada pelo Reitor-Mor após o Capítulo Geral 28 (CG28) para o sexênio, tem dois objetivos principais: fortalecer a coordenação e a sinergia entre os dois Setores e refletir sobre as maneiras de promover o anúncio de Cristo hoje.

 

O tema escolhido está relacionado com o apelo da Igreja por meio do Sínodo sobre os jovens: “O ambiente digital constitui, para a Igreja, um desafio a vários níveis, sendo imprescindível aprofundar o conhecimento das suas dinâmicas e o seu alcance dos pontos de vista antropológico e ético. O ambiente em questão requer não só que o frequentemos e promovamos as suas potencialidades de comunicação em ordem ao anúncio cristão, mas também que impregnemos de Evangelho as suas culturas e dinâmicas”. (Documento final, n. 145).

 

O encontro também responde ao apelo do Reitor-Mor, que fala da “inculturação da missão salesiana no habitat digital, onde os jovens vivem, envolvendo as nossas universidades, em rede com os demais centros e agências que mais de perto acompanham e estudam as transformações que o mundo digital está trazendo às novas gerações”. (Proposta Programática do Reitor-Mor, n. 3).

 

“Hoje, as redes sociais fazem parte da nossa vida e da nossa cultura. Elas nos permitem comunicar com milhares de pessoas por meio de um clique. Por isso, o desafio de cada educador salesiano e de cada jovem trabalhador é utilizar as redes sociais para oferecer aos jovens conteúdos que os ajudem, de alguma forma, a encontrar Jesus pessoalmente. Obviamente, hoje as redes sociais nos oferecem uma oportunidade única para favorecer o anúncio inicial e evangelizar especialmente os jovens. Espero sinceramente que estes encontros nos ajudem neste sentido”, disse o Pe. Alfred Maravilla, Conselheiro Geral para as Missões.

 

“Estou feliz com estes encontros porque nos proporcionarão muitas oportunidades para trabalhar com espírito de sinergia e colaboração e nos trarão muitas ideias para encontrar novos caminhos para inculturar o Evangelho onde vivem os jovens, nas redes sociais”, acrescentou o Pe. Gildásio Mendes.

 

Durante os encontros, que serão divididos por Região, serão apresentados dois relatórios:

 

I. “Comunicar Cristo hoje. Um diálogo sobre a inculturação do Evangelho no habitat digital”- Pe. Gildasio Mendes;
II. "Conectar-se com a mentalidade da 'Geração Z'" – Pe. Alfred Maravilla

 

Os encontros serão divididos por Região e, com exceção Região Europa Centro e Norte, serão realizados de forma on-line, seguindo o calendário abaixo:

 

I. Região América Cone Sul: 17-18 de agosto de 2021 das 15h às 18h;
II. Região Interamérica: 24-25 de agosto das 16h às 19h;
III. Região África-Madagascar: 13-14 de outubro das 10h às 13h;
IV. Região Mediterrânea: 27-28 de outubro das 10h às 13h;
V. Região Ásia Sul: 15-16 de novembro das 12h às 15h;
VI. Região da Ásia Oriental-Oceânia: 16-17 de novembro, das 8h às 11h;
VII. Região da Europa Centro-Norte: 22-25 de novembro, presencial, em Praga.

 

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)