eventos e notícias

Conselheiro Geral da Comunicação se Reúne com Delegados de Comunicação das Inspetorias do Brasil 
Foto: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Na tarde da última segunda-feira (15), o Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, reuniu os Delegados de Comunicação das Inspetorias do Brasil, com a presença do inspetor referente da CISBRASIL para a comunicação, Pe. Gilson Marcos, de Porto Alegre. Os seis delegados inspetoriais formam a Comissão Nacional de Comunicação (CONAC) são: Euclides Fernandes (BCG), Pedro Barreto (BSP), Zeca (BMA), Pe. Dirceu (BPA), Igor Gomes (BBH) e Pe. João Carlos (BRE).

 

Após as saudações do Pe. Gildásio e do Pe. Gilson, houve uma apresentação pessoal de cada delegado, com a acolhida dos novos integrantes Igor (BBH) e Euclides (BCG). Em seguida, passou-se a uma apresentação de cada Inspetoria. Em pauta, o andamento da comunicação nas inspetorias nestes primeiros meses do ano, ainda em clima da pandemia e partilha sobre a elaboração do Plano Inspetorial de Comunicação.

 

Inspetoria de Manaus relatou muitas iniciativas, neste período, de lives da juventude salesiana, reuniões das comissões inspetoriais, projeto Cagliero 11, live do tríduo de São José, apoio à retomada de aulas nas escolas e às ações de solidariedade e vacinação.

 

Inspetoria de São Paulo apresentou projeto de reestruturação da comunicação em curso na inspetoria, sob a ideia de “condomínio”, superando-se o modelo de “casas isoladas”. Acenou-se à integração dos sites das casas e outras demandas, com prazos para instalação da nova estrutura e seu ecossistema.

 

Inspetoria de Belo Horizonte apresentou uma série de iniciativas que tocam a atenção às obras e aos colaboradores com escuta ativa, conscientização e divulgação sobre o novo coronavírus, a divulgação semanal de notícias (Informativo Acontece), a elaboração de Manuais (do Educador Salesiano, do Aluno em Casa, do Professor de Século 21, de Orientações para aulas em vídeo). Esforços estão sendo feitos, apoiados pela comunicação social, na garantia da qualidade das escolas durante a pandemia, inclusive com elaboração e divulgação de protocolo de volta às aulas. Na área social, apoia-se Ciclo de Palestras on-line, o Dia de Doar, Projeto “Tamo Junto” (TMJ), além de outras iniciativas junto à pastoral vocacional. Colhem-se já bons resultados na retenção de alunos, entre outros.

 

A Inspetoria de Campo Grande, onde cada presença tem sua autonomia em relação a conteúdo e produção em matéria de comunicação, a comunicação está pondo o foco nas redes sociais (planejamento, captação de informação, produção de conteúdo). Apoio às iniciativas da pastoral juvenil e vocacional e às paróquias.

 

Inspetoria de Porto Alegre conta com dois novos profissionais no setor de comunicação. Neste período, a comunicação tem atuado ao lado da Pastoral Juvenil Salesiana com lives, campanhas, projeto missionário, suporte nas transmissões, etc. Acompanha-se também o uso da campanha de matrículas da rede (RSB), o Dia de Doar e outras iniciativas.

 

Inspetoria de Recife referiu-se às grandes linhas de atuação neste momento: atenção ao clima de fraternidade e empenho missionário em toda a comunidade inspetorial (Edição diária do Informativo Nordeste Hoje, particularmente); apoio às iniciativas de comunicação das presenças (encontros inspetorias das rádios, PASCOM, referentes de comunicação das Casas); cultivo do clima da visita extraordinária como tempo de graça; fomento da vivência vocacional e carismática dos momentos significativos da vida inspetorial (ordenações, profissões, retiros, etc).

 

Pe. Gildásio, a partir do quanto foi exposto, sublinhou vários pontos e apontou novos acentos, a partir de sua visão mundial da congregação, como afirmou. “Olhando a realidade da comunicação, é muito importante ver a comunicação como uma realidade local, própria. Cada inspetoria tem seu rosto, seu coração, sua história. É importante apresentar a comunicação sempre a partir do local, da comunicação local. E ver a comunicação a partir da cultura (expressa na música, arte, religião, religiosidade popular, etc.). Nas redes sociais, como no rádio, partilha-se a vida. Podemos falar, didaticamente, de uma comunicação pastoral e de uma comunicação institucional. O marketing é uma dimensão da comunicação. Precisa estar integrado no conjunto, ao lado da pastoral juvenil, da pastoral vocacional, da animação missionária”, diz Pe. Gildásio.

 

O conselheiro discorreu também sobre os projetos em desenvolvimento junto às Regiões da Congregação, especialmente a Escola de Formação. Para esta escola, os convidados são, em primeiro lugar, os delegados inspetoriais da comunicação, integrando também colaboradores de suas inspetorias. A Canção Nova pediu também para participar deste curso. O grupo será de língua portuguesa. Na primeira parte, serão desenvolvidos cinco temas escolhidos pela Congregação. Na segunda parte, temas escolhidos pelos delegados. Na operacionalização da Escola de Formação, a CONAC precisa escolher a base logística, período de funcionamento, garantindo começo, meio e fim ao curso. No coroamento do curso, todos os delegados, a nível mundial, se encontrarão em Turim, em 2024. Pe. Gildásio também anunciou a participação do Pe. João Carlos na equipe internacional, em apoio aos projetos da Região.

 

Seguiram-se perguntas dos presentes, respondidas pelo conselheiro, atinentes, em especial, à elaboração do Plano Inspetorial de Comunicação.

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga