eventos e notícias

Canção Nova completa 12 anos de admissão na Família Salesiana
“Canção Nova é uma Obra de Dom Bosco”, afirma o fundador da Comunidade cristã pertencente à Família Salesiana

A Família Salesiana é formada por muitas instituições e movimentos católicos que procuram seguir a espiritualidade proposta por Dom Bosco. Trata-se de grupos que partilham o mesmo espírito e ajudam a dar continuidade, de acordo com vocações distintas, à missão iniciada pelo santo. Na quinta-feira (21), a Comunidade Canção Nova celebrou 12 anos de admissão na Família Salesiana. A decisão foi tomada em 2009, durante a reunião do Conselho Geral dos Salesianos, em Roma. A data é um dos marcos na história da Comunidade, após a obtenção do reconhecimento pontifício em outubro de 2008.

 

A Comunidade Canção Nova é uma associação de fiéis cristãos, formada por mulheres e homens, jovens e adultos, casados ​​e celibatários, padres e diáconos, que se comprometem a viver radicalmente a consagração a Deus pelo Batismo e Crisma na vida comunitária, em função do apostolado comum. Este modo de vida inspira-se na prática dos conselhos evangélicos adaptados à vida secular. O Evangelho representa a base da Comunidade Canção Nova: o empenho de todos os membros é vivê-lo e comunicá-lo com a eficácia do Espírito Santo de forma integral.

 

Canção Nova foi fundada no dia 2 de fevereiro de 1978 pelo Pe. Jonas Abib, que sentiu fortemente o apelo da exortação apostólica Evangelii Nuntiandi. O pedido do Santo Padre, o Papa Paulo VI, à Igreja solicitando empenho na proclamação do Evangelho de Jesus Cristo no mundo contemporâneo, levou-o a promover várias atividades formativas para jovens e adultos na Diocese de Lorena-SP, Brasil. Em 1977, durante a festa de Cristo Rei, ele lançou um desafio: “Quem estaria disposto a deixar sua casa para vir viver em comunidade e realizar comigo este tipo de evangelização que estou fazendo com vocês?”. Em resposta a este apelo, surgiu o primeiro núcleo de vida comunitária.

 

A entrada na Família Salesiana foi muito significativa para Canção Nova. Foi numa escola salesiana que Pe. Jonas Abib sentiu o chamado para uma nova missão, e no contexto salesiano surgiram os passos que levaram à fundação da Comunidade Canção Nova. O próprio Monsenhor Jonas afirma que Canção Nova é uma Obra de Dom Bosco.

 

No dia 6 de março de 1997, Canção Nova chegou a Roma, com quatro mulheres como pioneiras em sua primeira missão no exterior. Superadas as primeiras preocupações sobre como viver a missão em outro país, os missionários passaram a atuar como guias turísticos para os peregrinos brasileiros e a conduzir grupos de oração em italiano e português. A comunidade conta hoje com a presença de vários missionários ativos no campo da comunicação, e colabora constantemente, com grande disponibilidade e profissionalismo, na recuperação, divulgação e compartilhamento dos principais acontecimentos da Família Salesiana, como os Dias de Espiritualidade da FS (DEFS) e a Festa de Dom Bosco, entre outros.

 

Fonte: ANS