eventos e notícias

Um passo à frente na transformação digital
Relançamento da Biblioteca Digital Salesiana já conta com 200.000 recursos e infinitas disponibilizações futuras

Em 2006, o então Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Pe. Tarcisio Scaramussa, hoje Bispo, iniciou um projeto de preservação digital do material salesiano. Quinze anos depois, os princípios então estabelecidos comprovaram sua validade permanente e o site, conhecido como Biblioteca Digital Salesiana (SDL, sigla em inglês para Salesian Digital Library), foi recentemente relançado, contando com uma nova identidade visual, atualização do software e importante acréscimo de conteúdo: atualmente, de um modo geral, já conta com 200.000 recursos, entretanto, o seu potencial de disponibilização é infinito.

 

Entre os princípios estabelecidos para a empresa na época, estavam:

 

• o software deve ter código aberto para impedir a propriedade intelectual;

• a preservação da cadeia de bits de todos os objetos digitais deve ser mantida, para assegurar os arquivos originais;

• é importante garantir a preservação da autenticidade e da proveniência;

• é importante garantir a preservação adequada das informações;

• o site deve ser um site institucional, para que sua existência seja garantida pela própria Congregação.

 

O software utilizado (Greenstone Digital Library Software) foi, e continua a ser, desenvolvido e distribuído com a colaboração da UNESCO e da ONG Human Info.

 

A atualização mais recente (final de 2020) ganhou um excelente e completo motor de busca, que permite ao usuário encontrar facilmente qualquer palavra, frase ou parágrafo, seja no título ou no conteúdo de qualquer documento presente. Se, por exemplo, quiséssemos pesquisar o "Boletim Salesiano" (sob o grupo principal "Salesianidade"), cada palavra, presente em cada uma das edições, desde a primeira edição de Dom Bosco em 1877 até o mais recente em 2020, pode ser encontrada.

 

A navegação também foi aprimorada, tornando-se mais intuitiva, disponível em seis idiomas e dividida por grupos, com um novo e mais intuitivo aspecto gráfico. Em termos gerais, o site está disponível nas seis línguas principais da Congregação, mas o idioma, a redação e o formato digital de seus conteúdos são potencialmente ilimitados.

 

A nova SDL exibe ao usuário seis grandes ícones, referentes aos principais grupos (Dom Bosco, Salesianidade, Santidade Salesiana, Nível Mundial, Multimídia e Sede Central). Cada grupo principal proporciona acesso às coleções, até o momento 43, cada qual com milhares de recursos digitais: textos, imagens, áudio, vídeo...

 

A nova biblioteca digital SDL foi apresentada na sexta-feira (22), ao Conselho Geral da Congregação, pelo Administrador do site sdb.org, Sr. Hilario Seo (SDB), com o relançamento oficial ocorrido no domingo (24), Festa de São Francisco de Sales.

 

Com este relançamento, o Dicastério de Comunicação Social espera poder dar um forte impulso para que os Salesianos deem um passo adiante na transformação digital, ou seja, na digitalização de objetos e preservação de materiais digitais de forma compartilhada, a fim de facilitar a criação de novos recursos por meio de trabalho digital compartilhado.

 

É possível acessar a nova Biblioteca Digital Salesiana pelo site sdb.org (clicando na seção "Recursos" do menu superior) ou clicando aqui para direcionamento direto.

 

Fonte: ANS