eventos e notícias

“Fratelli tutti” explicada em novo site
Dicastério do Vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral anuncia o lançamento de site dedicado à Encíclica do Papa Francisco

O Dicastério do Vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral anunciou nesta terça-feira (01) o lançamento do site dedicado à Encíclica do Papa Francisco “Fratelli tutti (Todos Irmãos). O site, construído em colaboração com o Dicastério para a Comunicação, tem o objetivo de difundir de modo capilar a mensagem de fraternidade e amizade social da Encíclica, aprofundando e fazendo conhecer todos os aspectos contidos no texto e magistério do Santo Padre a tal respeito.

 

Hoje, ainda com a mesma finalidade, por iniciativa da Pontifícia Universidade Lateranense (PUL), haverá um seminário on-line com o tema: “'Fratelli tutti': uma encíclica para além do tempo de crise” no canal oficial da PUL no YouTube. Nesta live, também falará a Ir. Alessandra Smerilli (FMA), docente de Economia Política na Pontifícia Faculdade Auxilium.

 

Sobre a página

 

A página www.fratellitutti.va, até o momento, está disponível em três línguas: italiano, espanhol e inglês; porém, a página pode ser traduzida para a língua portuguesa através da opção “Traduzir esta página” disponível no Google Chrome.

 

O menu da página inicial, que em sua coloração remete ao alaranjado da edição impressa da Encíclica, se divide em seções constantemente atualizadas:

 

“Fratelli tutti” - com uma introdução geral;

“A Encíclica” - onde se oferece a possibilidade de baixar o texto nas línguas disponíveis e de rever o vídeo da conferência de apresentação feita na Aula Nova do Sínodo, no último dia 4 de outubro;

“Reflexões” - que inclui comentários e análises provenientes de diferentes autoridades eclesiásticas, religiosas e civis;

“Notícias” - em que se apresentam artigos diários, vídeos e entrevistas relativas à “Fratelli tutti”;

“Recursos” - com infográficos e outros materiais de aprofundamento e reflexão, como a Oração ao Criador, composta expressamente para a Encíclica.

 

Atualmente, o Dicastério do Vaticano está trabalhando na ampliação das línguas de disponibilização dos vários conteúdos, além de uma seção que agrupe os vídeos de apresentação da Encíclica (alguns dos quais já estão disponíveis no YouTube, na Playlist “Fratelli Tutti”), e num espaço para a partilha de contribuições que devem chegar das Igrejas Locais, das organizações, associações e comunidades (religiosas e não), como “Iniciativas orientadas a implementar a mensagem contida na “Fratelli tutti”.

 

Sobre o Seminário

 

No dia de hoje, 2 de dezembro, às 15:00 (UTC+1), na Pontifícia Universidade Lateranense (PUL), se realiza um seminário intitulado: “'Fratelli tutti': uma encíclica para além do tempo de crise” para refletir sobre a Encíclica. O encontro virtual é promovido pela PUL em colaboração com a Representação Pontifícia junto aos Organismos internacionais FAO, IFAD e PAM, além do “Fórum Roma de ONGs de inspiração católica”.

 

O seminário objetiva o aprofundamento dos temas da Encíclica que têm direto reflexo sobre a presença da sociedade civil na vida internacional e sobre a conduta dos Estados, além de abordar dos relacionamentos entre os povos ao diálogo; da inclusão solidária aos processos econômicos na perspectiva da pessoa; da busca do método para promover desde a base a paz, até à segurança, ao desenvolvimento e ao respeito dos direitos fundamentais.

 

Fonte: ANS