eventos e notícias

Rede Salesiana Brasil e Don Bosco Green Alliance promovem live
Iniciativa tem apoio da Rádio Dom e busca engajar as instituições salesianas do Brasil nas ações socioambientais promovidas pela Don Bosco Green

Pela primeira vez em língua portuguesa, a Don Bosco Green Alliance (Aliança Verde Dom Bosco), em parceria com a Rede Salesiana Brasil (RSB) e com o apoio da Rádio Dom, promoverá, na próxima quinta-feira (04), às 10h (horário de Brasília), um webinar no canal oficial da RSB no YouTube, com o tema “Don Bosco Green Alliance: uma resposta da Familia Salesiana aos desafios socioambientais globais”.

 

A live contará com a mediação da Green Leader (Líder Verde) da Don Bosco Green Alliance (DBGA) no Brasil, Ir. Celene Couto (FMA), pertencente a Inspetoria Santa Catariana de Sena; além das contribuições do representante de DBGA no Cone Sul, Pe. Silvio Torres (SDB), pertencente à Inspetoria Artemides Zatti, na Argentina; da responsável pelo desenvolvimento organizacional da DBGA, Melanie Troxler, da Suíça; e da também Green Leader da DBGA no Brasil, Julia de Paolis Amim, pertencente a Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora.

 

A intenção principal da ação é apresentar a DBGA, sua missão no âmbito mundial e convidar as instituições salesianas de todo o Brasil que ainda não conhecem essa inciativa a se associarem, criando assim uma Rede Salesiana Mundial no cuidado com a Casa Comum. A ideia para a realização da live surgiu durante o encontro dos representantes da DBGA do Cone Sul, onde foi percebida a necessidade de um Webinar em português pois as lives realizadas para a América Latina eram todas em espanhol. Hoje são 351 instituições salesianas membros de 66 países. Assim, percebeu-se que não havia muitas instituições membros que têm o português como língua nativa. Nesse contexto, surgiu a ideia do webinar, apresentando a DBGA para a Família Salesiana de todos os países que falam a língua portuguesa.

 

Atualmente, as instituições salesianas do Brasil que já se associaram a Don Bosco Green Alliance, assumindo o compromisso socioambiental de cuidado com a Casa Comum em suas localidades são:

 

Rede Salesiana Brasil - sede nacional em Brasília, DF;

Inspetoria São João Bosco - Belo Horizonte,  MG;

Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA) - Cambé, PR;

Obra Social São João Bosco - Campinas, SP;

Colégio Auxiliadora - Campos Novos, SC;

Casa Betânia de Guaratinguetá - Guaratinguetá, SP;

Colégio Dom Bosco – Centro - Manaus, AM;

Inspetoria Salesiana Missionaria da Amazônia - Manaus, AM;

Instituto Maria Auxiliadora (IMA) - Rio do Sul, SC;

Casa do Puríssimo Coração de Maria - São Paulo, SP;

Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora - São Paulo, SP;

Instituto Dom Bosco - São Paulo, SP;

Recanto da Cruz Grande - São Paulo, SP;              

Instituto Laura Vicuña - Uruguaiana, RS.

 

“Nossas expectativas são boas. A Família Salesiana que sabe de seu compromisso com a formação de “Bons Cristãos e Honestos Cidadãos”, ou seja, a formação das gerações futuras, tem a consciência de que precisamos também cuidar da Casa Comum. Acredito que com o Webinar, não apenas o Brasil, mas também os demais países de língua portuguesa poderão conhecer a proposta e, em seus diferentes contextos mundiais, terão a oportunidade de participar dessa rede salesiana de ações socioambientais”, diz Ir. Celene sobre a iniciativa.

 

“A expectativa é a expansão da DBGA no Brasil através do número de membros e também interação nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter, além de despertar para a responsabilidade individual para com o cuidado da Casa Comum”, completa Julia de Paolis.

 

Fonte: RSB-Comunicação