eventos e notícias

Comissão Internacional de Comunicação Social Salesiana é constituída
Membros da Comissão Internacional de Comunicação Social Salesiana

No decorrer de um encontro on-line, realizado na quarta-feira (26) e organizado pelo Conselheiro Geral para as Comunicações Sociais, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, foi constituída a Comissão Internacional Salesiana de Comunicação Social. O encontro contou com a presença dos Coordenadores e dos Delegados para a Comunicação Social das várias Regiões: Zaida Elisa Navarrete (América), Pe. Pierluigi Lanotte (Europa Mediterrânea), Pe. James Gardner (Europa Centro-Norte), Pe. Ernest Rosario (Ásia Sul), Pe. Lijo Vadakkan (África-Madagascar) e Pe. Peter P Chinh (Ásia Leste-Oceania).

 

Durante o encontro, cada delegado apresentou a realidade de sua Região de origem e compartilhou com os demais participantes suas propostas para o futuro. Por sugestão do Conselheiro Geral, nos próximos encontros, a recém-constituída comissão será coordenada pelo Pe. Ernest Rosário e se reunirá cerca de uma vez por ano em Roma, onde todos terão a oportunidade de se encontrar pessoalmente para discutir e aprofundar diversos temas, além de se encontrarem com o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime.

 

“Gostaria de chamar este grupo ‘International Salesian Communication Committee’ (Comissão Internacional de Comunicação Salesiana). Será importante realizar estas reuniões anuais, porque é fundamental discutir, debater e ter uma noção clara de quais são as nossas ideias comuns”, disse o Pe. Gildásio. O mesmo pediu então a todos os participantes que incentivassem os delegados a trabalharem no futuro Instrumentum Laboris da comunicação social. “Queremos envolvimento. Seria triste escrever um documento sozinho, devemos trabalhar juntos, isso é realmente fundamental”, disse ainda o Conselheiro.

 

A comissão também foi convidada a levar em conta o programa do Reitor-Mor para o próximo sexênio. É importante ter clareza sobre as orientações e sugestões do Reitor-Mor para que sejam incluídas no plano de comunicação do próximo ano. “Vou dar um exemplo: o Reitor-Mor incluiu o tema da ecologia entre as prioridades do programa, então este será um tema que nós também precisaremos considerar”, prossegue o Conselheiro para as Comunicações Sociais.

 

O encontro terminou em um clima de alegria, com um cumprimento fraterno entre os delegados, que renovaram o compromisso de se encontrarem e continuarem trabalhando juntos nos próximos anos. A função dos membros da comissão será de animar e dar continuidade às orientações do Dicastério em cada Região.

 

Fonte: ANS