eventos e notícias

Museu da Obra Salesiana no Brasil firma parceria com o Google Arts & Culture
Google Arts & Culture disponibiliza acesso virtual aos principais museus do mundo e agora também inclui o Museu Salesiano

Agora já é possível fazer uma visita virtual ao Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB) e conhecer suas dependências sem sair de casa. O MOSB firmou uma parceria com a Google e passou a estar presente na plataforma Google Arts & Culture, que disponibiliza acesso virtual aos principais museus do mundo. A primeira exposição em cartaz que pode ser visitada virtualmente é sobre os 135 anos dos Salesianos em São Paulo. Para fazer a visita virtual, clique aqui.

 

Sobre o Museu da Obra Salesiana no Brasil

 

O Museu Obra Salesiana no Brasil (MOSB), criado oficialmente em 2008, é uma instituição privada localizado nas dependências do Colégio Liceu Coração de Jesus, em Campos Eliseos - SP. Sua missão é preservar, estudar e difundir o patrimônio da Congregação Salesiana no Brasil.

 

O Museu possui uma coleção hibrida que contempla acervos musical, fotográfico, arquivísticos, documentais, indumentárias e museológicos. Preserva materiais do final do século XIX e nele é possível encontrar uma vasta coleção de taxidermia, com diversas espécies da fauna brasileira que eram utilizadas pelos padres e professores salesianos para aulas de ciências naturais durante o final do século XIX e início do século XX, além de uma rica coleção de mineralogia e objetos sacros.

 

O acervo musical do MOSB preserva fontes que apontam para outras concepções relacionadas ao ensino musical, o que se torna um importante campo de pesquisa para a elucidação de projetos distintos do orfeonismo. Já o acervo de Indumentária é composto por paramentos utilizados por sacerdotes salesianos. Fazem parte da coleção casulas, dalmáticas e capas pluviais, sapatos e luvas, barretes e mitras, cíngulos, alvas, entre outras vestimentas.

 

O Museu faz parte do prédio histórico do Liceu Coração de Jesus, primeira casa salesiana em São Paulo, fundada em 1885. O colégio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo - Condephaat em 2013. O complexo do Colégio é composto pelo Santuário do Sagrado Coração de Jesus, de estilo neoclássico construído em 1881, além do teatro Grande Otelo.

 

Conheça mais sobre o Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB) em seu site oficial.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), com informações do artsandculture.google