eventos e notícias

Quem ama comunica
Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Pe. Gildásio Mendes dos Santos

Os problemas vividos e ainda vivos em muitos países do mundo por causa da pandemia da COVID-19 não pararam a comunicação salesiana. Pelo contrário, como "comunicar é reinventar, é criar novas e surpreendentes linguagens", as dificuldades se tornaram oportunidade para aprofundar ainda mais e achar novos significados e novas maneiras de se comunicar – isto é, de amar – e de o fazer com estilo salesiano. Eis a reflexão sobre o tema, do Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Pe. Gildásio Mendes dos Santos.

 

Queridos Amigos e Amigas!

 

Vocês todos, nós juntos, temos feito o melhor para nos comunicarmos com as pessoas de perto e de longe, alimentarmos nossa esperança e continuarmos trabalhando com entusiasmo nestes tempos difíceis de crise sanitária e econômica em decorrência do Covid-19. 

Nós estamos caminhando ao lado dos nossos jovens porque acreditamos neles, compartilhamos nossas vidas com eles, comunicamos com eles, rezamos por eles e sempre os amaremos e caminharemos juntos com olhos no futuro.

 

Nós aprendemos do nosso Pai, Dom Bosco, este estilo salesiano de viver o amor de Deus com otimismo e alegria, e acreditar sempre na semente do bem que cresce e dá frutos no coração dos nossos jovens. Esta é a fonte do nosso estilo de comunicar!

 

Em todas as Inspetorias Salesianas do mundo, temos visto iniciativas interessantes e criativas para comunicar e compartilhar experiências de serviço e solidariedade para os mais pobres e necessitados.

 

Temos uma grande rede salesiana de comunicar a solidariedade! Temos visto, por exemplo, o empenho das Inspetorias e Regiões para editar e compartilhar o Boletim Salesiano no Mundo (tanto impresso e/ou digital), a realização de muitas “Live” com programas artísticos, educativos e musicais.  

 

Comunicar é reinventar! É criar linguagens novas e surpreendentes para dar vida às nossas narrativas e compartilhar com coragem nossos sonhos e projetos! 

 

Nestes tempos, temos acompanhado muitas iniciativas de grupos juvenis, voluntariado, promovendo a solidariedade através da arrecadação e doação de alimentos, de remédios e de roupa. Temos visto diversos projetos de conscientização sobre a prevenção ao Covid-19, celebrações religiosas e litúrgicas bem realizadas, artigos e muita partilha através das Redes Sociais.

 

Nestes últimos três meses, tenho participado de algumas videoconferências muito interessantes, organizadas por alguns dos nossos Delegados de comunicação, pelas nossas Comunidades e Grupos de trabalho.  

 

Gostamos de nos aproximar dos jovens, de escutá-los, de estar presente como amigos, de acompanhá-los no seu caminho formativo. Este estilo de comunicar faz com que estejamos com eles, na certeza de que, perto ou longe, pensamos neles.

 

O estilo salesiano de comunicar nasce do carisma, do jeito de Dom Bosco viver a espiritualidade salesiana e transmitir o espirito de família aos Salesianos e a toda a Família Salesiana. 

 

A comunicação é parte essencial do carisma salesiano. E encontramos a vitalidade do nosso carisma no estilo salesiano de amar a Deus através dos jovens.

 

O que é a comunicação com estilo salesiano? É esse grande amor que brota do nosso coração de educadores e jorra até o último suspiro, porque quem ama em nome de Jesus Cristo e serve os mais pobres e necessitados será sempre comunicador da mensagem que nunca passa e do novo que nunca envelhece. 

 

Como presenciamos este estilo salesiano de comunicar?

 

Quando os jovens enchem nossas casas, nossos pátios, nossas obras e presenças, nossos sites e redes sociais com sua espontaneidade e alegria.

 

Quando os jovens fazem ecoar seus sonhos, dores e esperanças através do som das músicas, com o ritmo das danças, com a beleza da poesia, com as expressões de oração e com a liturgia da vida.

 

Quando os jovens narram suas vidas e suas histórias, buscam novas formas para criar e compartilhar suas mensagens digitais e assumem seus compromissos com os seus estudos, seus trabalhos e sua vida de fé. Estas expressões juvenis são expressões vivas do jeito salesiano de comunicar!

 

Comunicar é um novo jeito de construir uma sociedade mais humana e transparente.  Comunicar é a escola do diálogo, do respeito às pessoas, à sua cultura, à sua história, ao seu local e seus valores.

 

Comunicar com estilo salesiano é ser sempre fiel aos jovens. Eles são as nossas músicas, os nossos sonhos e as nossas verdadeiras alegrias. Por isso, quem ama comunica.

 

O P. Ángel Fernández Artime, nosso Reitor Mor, no dia 12 de junho deste ano, transmitiu-nos com muita ternura e verdade este estilo salesiano de comunicar, quando passamos aos jovens o que é mais importante:

 

“Queridos jovens, nós, salesianos do mundo de hoje, queremos dizer-vos que vos amamos, que a nossa vida é para vós e que, como Dom Bosco, também cada um de nós pode dizer-vos: “Por vós estudo, por vós trabalho, por vós vivo, estou pronto a dar minha vida por vós“.

Recentemente, assisti o curta-metragem do Salesiano Irmão, Sr. Artêmides Zatti, beatificado em 2002, intitulado “Zatti, hermano nuestro“.  No meio dos doentes, esse salesiano soube comunicar a caridade que cuida e o amor que cativa. Deu a vida no serviço pelos outros, comunicando a esperança no Ressuscitado e amor mariano. 

 

Comunicar com estilo salesiano: eis o nosso legado! Eis o nosso compromisso e a nossa esperança!

 

Pe. Gildásio Mendes

Conselheiro para a Comunicação Social

 

Fonte: ANS