eventos e notícias

Dia Mundial da Rádio (DMR)
Este ano, UNESCO pede às estações de rádio que defendam a diversidade, tanto na redação quanto nas ondas de rádio

Proclamado em 2011 pelos Estados Membros da UNESCO e adotado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 2012 como Dia Internacional, 13 de fevereiro se tornou o Dia Mundial da Rádio (DMR).

 

O rádio é um meio poderoso para celebrar a humanidade em toda a sua diversidade e constitui uma plataforma para o discurso democrático. Em todo o mundo, o rádio continua sendo o meio mais consumido. Essa capacidade única de atingir o público mais amplo significa que o rádio pode moldar a experiência da diversidade de uma sociedade, ser um palco para todas as vozes se expressarem, serem representadas e ouvidas. As estações de rádio devem atender a diversas comunidades, oferecendo uma ampla variedade de programas, visualizações e conteúdo, e refletir a diversidade de audiências em suas organizações e operações. 

 

Celebrações em 2020

 

No Dia Mundial da Rádio 2020, a UNESCO pede às estações de rádio que defendam a diversidade, tanto na redação quanto nas ondas de rádio. Esta edição do Dia Mundial da Rádio está dividida em três subtemas principais: 

 

Defenda o pluralismo no rádio, para que haja uma combinação de mídia pública, privada e comunitária.

 

Incentive a representação na redação, onde as equipes são compostas por vários grupos da sociedade.

 

Promova a diversidade de conteúdo editorial e tipos de programas para refletir a variedade de públicos. 

 

Este ano, a UNESCO disponibilizou diferentes ferramentas e conteúdos para ajudar estações de rádio e outros interessados ​​em celebrar o Dia Mundial da Rádio (DMR) 2020. Para conhecer mais e acessar as ferramentas e conteúdos disponibilizados, clique aqui.  

 

Conheça as rádios e instituições de comunicação salesianas em: https://comunicacao.rsb.org.br/Onde-estamos 

 

Fonte: UNESCO