eventos e notícias

I Seminário Interamericano de Comunicação Social das FMA
Evento reúne pensadores e pensadoras no âmbito da educação e Educomunicação, além de representantes e estudiosos das FMA e dos SDB de toda a América e Europa

Com o tema “Educomunicação: Força Profética do Sistema Preventivo” e lema: “Jesus se aproximou e caminha com eles”, a cidade de São Paulo sedia, durante toda a primeira semana de setembro, o “I Seminário Interamericano de Comunicação Social das FMA”. O evento é organizado pela Equipe de Comunicação Social da América Latina (ECOSAM) das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e conta com apoio da Rede Salesiana Brasil e das Inspetorias Salesianas do Brasil.

 

Dentre seus principais objetivos, o Seminário busca compartilhar experiências educomunicativas das diferentes realidades da América; aprofundar a Educomunicação a partir de um olhar críticos da realidade e elaborar uma proposta para a continuidade prática e reflexiva da Educomunicação a partir do Sistema Preventivo.  

 

“Sabemos dos profundos desafios que o nosso trabalho educativo-pastoral enfrenta nas nossas diferentes realidades. Muitos desses desafios são semelhantes, fruto do tempo em que vivemos e, para enfrentá-los, precisamos de audácia e de profundidade conceitual”, diz a Coordenadora da Equipe de Comunicação Social da América (ECOSAM), Ir. Márcia Koffermann.

 

“Habitamos um tempo bonito. Todo tempo traz muitas belezas e belezas misturadas com desafios. É próprio do DNA do carisma salesiano viver de milagres e este primeiro seminário já é um primeiro milagre”, diz a Conselheira Mundial para o Âmbito da Comunicação Social, Ir. Maria Helena Moreira, que ainda destacou a importância de se habitar a contemporaneidade: “Crer e contar sempre com possibilidades, nós vivemos porque acreditamos nas possibilidades. Partir rumo a horizontes, transformar o presente, dar esperança ao futuro. Assim nós habitamos a contemporaneidade”

 

O primeiro dia do evento contou com a participação da Inspetora da província Santa Catarina de Sena (SP), Ir. Helena Guesse, que sedia o evento; além da representante da CIB, Inspetora da Província Nossa Senhora da Penha (RJ) e Referente da Comunicação no Brasil, Ir. Ana Teresa Pinto, que também compuseram a mesa de abertura do evento.

 

Durante o primeiro do Seminário, os participantes puderam contar com a apresentação do Coordenador de Comunicação do Colégio Salesiano do Carmo, em Guaratingutá (SP), Luiz Fernando Miguel, que falou um pouco sobre as “Boas Práticas em Educomunicação” que se realizam com os alunos do Colégio. Logo após, o evento contou ainda com a contribuição da Doutora em Ciência da Educação e assessora externa da ECOSAM, Ir. Rosa Mollo Freytas, que veio de Lima, Peru, para falar um pouco sobre a Educomunicação nos documentos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

 

  

 

O I Seminário Interamericano de Comunicação Social das FMA vai até a sexta-feira (06) e conta com ricas contribuições de pensadores e pensadoras no âmbito da educação e Educomunicação, além de representantes e estudiosos das FMA e dos SDB de toda a América e da Europa:

 

 

 

Prof. Dra. Letícia Garcia, da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, que falará sobre a Revolução 4.0;

 

Prof. Dr. Pe. Gildásio Mendes dos Santos, Inspetor de Campo Grande, que apresentará o tema Sistema Preventivo e Neurociência;

 

Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, do NCE USP, que falará sobre a Educomunicação e o compromisso de transformação Social;

 

Prof.Dr. Ignácio Aguaded, da Universidade de Huelva, que tratará do tema, Educomunicação em vista da integralidade da pessoa.

 

Para mais fotos e vídeos sobre o evento, acesse a Página do Facebook da ECOSAM.

 

Fonte: RSB-Comunicação