eventos e notícias

Polo Porto Alegre é sede do III Encontro de Comunicadores da Rede Salesiana Brasil
Polo Porto Alegre é sede do III Encontro de Comunicadores da Rede Salesiana Brasil

Entre os dias 17 e 18 de junho, a Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Aparecida, em Porto Alegre, recebeu os responsáveis pelas áreas de comunicação das presenças salesianas do RS, SC e PR para o III Encontro de Comunicação Social nos Polos (ECOSPOLO) da Rede Salesiana Brasil. O encontro teve como objetivo alinhar ações e planejar novas estratégias em busca de uma maior profissionalização das áreas de comunicação nas escolas, paróquias e obras sociais das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB).

 

O evento foi coordenado pela diretora executiva da Rede Salesiana Brasil de Comunicação (RSB-Comunicação), Ir. Márcia Kofferman, juntamente com o delegado de comunicação social da Inseptoria São Pio X, Pe. Magnus Antonio Petry, além de contar com o assessor da RSB-Comunicação, Guilherme Barbosa, como o condutor das atividades do momento de formação.

 

Qualificação dos processos, planejamento e métricas foram alguns dos temas trabalhados pelo grupo que, através de dinâmicas, práticas e compartilhamento de rotinas e experiências, estabeleceram objetivos concretos para áreas de marketing e comunicação das presenças salesianas.

 

Guilherme trouxe exemplos de como fazer análise de dados e avaliação de processos e projetos a partir de ferramentas específicas, como o PDCA. Os perfis específicos de cada rede social também foram apresentados, juntamente com ideias de produção de conteúdo e técnicas de engajamento.

 

Os participantes trabalharam também o conceito de “persona”, que define o perfil do público de cada instituição, e é de fundamental importância para que as ações de comunicação sejam direcionadas às expectativas do “consumidor”.

 

Momentos de troca de experiências, oração, espiritualidade e confraternização também fizeram parte da programação do evento que reuniu representantes de Porto Alegre, Viamão, Uruguaiana, Bagé e Santa Rosa (RS), Itajaí, Rio do Sul, Campos Novos, Joinville e Ascurra (SC) e Cambé e Guarapuava (PR).

 

 

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Pio X