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Planejamento e Cultura Digital são temas do II Encontro de Comunicação do Polo SP da RSB
Planejamento e Cultura Digital são temas do II Encontro de Comunicação do Polo SP da RSB

Entre os dias 3 a 5 de junhos, comunicadores das Inspetorias Santa Catarina de Sena, das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e Nossa Senhora Auxiliadora, dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), participaram do II Encontro de Comunicação Social do Polo São Paulo da Rede Salesiana Brasil, o ECOSPOLO. O evento foi realizado no Centro de Espiritualidade Flos Carmeli, em Mairiporã-SP, situado em meio à Serra da Cantareira e pertencente às Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus.

 

A abertura foi realizada pelo delegado inspetorial para a Comunicação Social dos SDB, Anderson Bueno, que fez memória do encontro anterior e ressaltou a importância do evento. Na sequência foi realizada uma dinâmica para a integração do grupo, orientada pela assessora de comunicação das FMA, Andréa Pereira.

 

A coordenadora de Comunicação das FMA, Ir. Maria de Lourdes Becker, conduziu a oração inicial, apresentando o vídeo do Papa Francisco com a mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 2 de junho, que teve como tema “’Somos membros uns dos outros’ (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”.

 

Assessorado por Guilherme Tell Barbosa, da Rede Salesiana Brasil de Comunicação (RSB-Comunicação), o ECOSPOLO teve dois eixos de estudos, sendo o primeiro sobre o Planejamento e Gestão de Marketing e o segundo sore Cultura Digital. Guilhereme iniciou os trabalhos apresentando as etapas de maturidade de uma empresa e as diferenciações entre projetos e processos. No âmbito mais específico de planejamento, apresentou o Ciclo PDCA (Plan - planejar, Do - fazer, Check - checar, Act - agir), utilizado para planejamento, controle e melhoria contínua de processos, juntamente com algumas ferramentas de apoio, como a Análise 360º, Análise SWOT, as “cinco forças de Porter”, o plano de ação 5W2H e planejamento de mídias.

 

  

 

Segundo Guilherme, essas metodologias e ferramentas de marketing, aliados ao trabalho de comunicação, se potencializam ao serem trabalhados com uma boa proposta de valor da organização, ou seja, os benefícios e diferenciais que o cliente ou o usuário terá ao utilizar seus produtos e serviços. No caso da educação salesiana, seja ela por meio das escolas, do ensino superior ou das obras sociais, esse conceito está atrelado não diretamente com a qualidade do ensino típico salesiano, mas ao ambiente positivo proporcionado aos alunos, educandos e demais usuários.

 

O assessor da RSB-Comunicação também falou sobre a importância do marketing de experiência, afirmando que hoje os consumidores e os públicos em geral não buscam apenas produtos e serviços, mas as experiências que esses podem proporcionar e que podem ser compartilhadas.

 

Na área de comunicação digital, Guilherme falou de diversas estatísticas sobre mídias e apontou ferramentas de análise que as equipes salesianas de comunicação e marketing podem utilizar para analisar cenários, seus concorrentes e planejar melhor suas ações e a produção de conteúdo. Também apresentou os conceitos de persona, uma representação fictícia do público real que permite um melhor foco das ações de comunicação e marketing nas mídias digitais.

 

     

 

Complementando os conteúdos, os comunicadores participaram de oficinas de planejamento e montagem de personas. Os trabalhos foram finalizados com a apresentação de alguns cases positivos e negativos das unidades para troca de experiências, além do sorteio de uma camisa do Magnus Futsal, cortesia do Colégio Salesiano São José, de Sorocaba, do qual a equipe é parceira.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora (SP)