eventos e notícias

Quais salesianos comunicadores para os jovens do mundo digital?
Participantes da Consulta 2019 na Casa Geral, em Roma

Por convocação do Conselheiro Geral da Comunicação, a Consulta 2019 reuniu-se em Roma, na Casa Geral, de 21 a 24 de fevereiro. Pe. João Carlos foi um dos convidados para este encontro representando a Rede Salesiana Brasil.

 

A Consulta Mundial (ou Conselho Mundial) é um organismo previsto no Sistema Salesiano de Comunicação Social e tem a função de acompanhar o desenvolvimento da comunicação na Congregação, com avaliações, pesquisas, estudos e orientações. Membros da Consulta são salesianos consagrados e leigos que atuam nas sete regiões da Congregação.

 

Na abertura dos quatros dias de trabalho da Consulta, o conselheiro geral, Pe. Filiberto Gonzalez, chamou a atenção para o que se compartilharia naquele encontro: o pensamento, a convivência e a oração. “Ao final, devemos traçar um perfil essencial do salesiano que seja capaz de testemunhar Jesus aos jovens em uma sociedade dominada pelo digital”, definiu o Pe. Filiberto.

 

O método de trabalho – dialógico, colaborativo – consistiu no trabalho de equipes menores a partir de temas estudados e escritos previamente por cada participante. A apresentação dos temas entre equipes resultou na reelaboração dos textos que, em seguida, foram apresentados ao grande grupo.

 

Em comunicação posterior ao Pe. Pessinatti e a outros inspetores que tiveram membros de suas inspetorias na Consulta, o Pe. Filiberto Gonzalez escreveu: “Foi um encontro muito frutuoso, graças à participação generosa e focada de cada um dos representantes das regiões da Congregação e de outros convidados qualificados e especialistas no campo da comunicação. Motivados pelo tema do CG28 (Capítulo Geral 28), tomamos o tema: ‘Quais comunicadores salesianos para os jovens do mundo digital?’, trabalhando sobre diversos subtemas, quisemos traçar um perfil essencial para a formação integral dos salesianos que evangelizarão e educarão os jovens do mundo digital”.

 

O conselheiro ainda informou, na mesma comunicação: “Uma vez traduzidos os subtemas preparados pelo encontro, eles serão enviados aos inspetores, aos responsáveis pela formação e aos delegados de comunicação, para que possam ser socializados entre os irmãos da Inspetoria”.

 

Pe. João Carlos participou da subcomissão que apresentou o tema da Educomunicação como contribuição ao serviço educativo e pastoral dos educadores salesianos aos jovens do mundo digital.

 

Ainda no clima do encontro, os participantes estiveram no Ângelus do Papa, na Praça de São Pedro, no domingo (24), e fizeram uma visita às áreas abertas da Cidade do Vaticano, recebidos pela comunidade salesiana que lá reside.

 

Para conferir a lista dos participantes da Consulta 2019, assim como os temas estudados, clique aqui.

 

Fonte: Site da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga