eventos e notícias

App de Bioética para jovens é apresentado em Coletiva de Imprensa na JMJ 2019
“Keys to bioethics” é um manual virtual de bioética para jovens

A reprodução assistida é a única alternativa em caso de infertilidade? Quais são os métodos naturais? O que significa morrer com dignidade? Explicações científicas, reflexões éticas, ensinamentos da Igreja e alguns testemunhos sobre outras questões estão reunidos em “Keys to bioethics”: um manual virtual de bioética para jovens criado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em colaboração com a Fundação Jérôme Lejeune, apresentado no sábado (26) em coletiva de imprensa durante a JMJ Panamá 2019 e que estará disponível através de um aplicativo gratuito em italiano, inglês e Espanhol. 


A ideia de criar um aplicativo sobre bioética nasceu de um pequeno manual em formato de papel, que a Fundação Jérôme Lejeune, em Paris, havia criado na JMJ no Rio de Janeiro em 2013 e que havia distribuído aos jovens em mochilas: poucos, no entanto, notaram isso. 

Prof. Gabriella Gambino, subsecretaria do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, explica a origem do projeto: “Por puro acaso, alguns meses atrás, me deparei com uma cópia do manual e, tentando descobrir como obter a atenção dos jovens sobre a bioética, aproveitando a JMJ no Panamá, pensei em meus filhos e seus colegas: eles sempre estão com os celulares na mão, buscam a resposta para qualquer pergunta. Daí a ideia de tornar o manual um aplicativo para download em celulares. Uma ferramenta prática, com a qual, talvez intrigados, os jovens serão capazes de lidar com questões comuns que entram diariamente em nossas casas - se pensam em fertilização artificial, seleção pré-natal, contracepção, eutanásia - que é difícil orientar- se e saber discernir à luz do verdadeiro bem. ” 

A subsecretaria afirma que a JMJ é uma extraordinária oportunidade de conversão e crescimento na fé para centenas de milhares de jovens em todo o mundo, mas um dos maiores desafios continua a de mostrá-los que a fé e a vida moral estão intrinsecamente ligadas. 

A fé ilumina resolutamente a razão humana na compreensão da verdade e do bem. Nesse sentido, o aplicativo quer ser uma ferramenta para estimular aos jovens o desejo pela verdade: o início de um trabalho que também ajudará os adultos a continuarem e aprofundarem com eles no catecismo, na escola, na família ou na comunidade”, conclui.

 

Fonte: Site oficial da JMJ