eventos e notícias

Rádio Dom cobre debate dos presidenciáveis em Aparecida
Rádio Dom cobre debate dos presidenciáveis em Aparecida

No último dia 20 de setembro ocorreu o quarto debate entre os presidenciáveis na televisão, desta vez no Santuário Nacional, em Aparecida, o debate dos candidatos à presidência, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio da Rede Aparecida de Comunicação, e a equipe da Radio Dom esteve presente no evento.

 

O debate foi dividido em cinco blocos e mediado pela jornalista Joyce Ribeiro, âncora do Jornal da Cultura e primeira mulher negra a mediar esse tipo de debate. Participaram os candidatos: Guilherme Boulos (PSOL); Fernando Haddad (PT); Álvaro Dias (Podemos); Ciro Gomes (PDT); Henrique Meirelles (MDB); Marina Silve (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB), o candidato Jair Bolsonaro (PSL), que sofreu uma facada, ainda se recupera no hospital e Cabo Daciolo (Patriota) não compareceram por incompatibilidade de agenda, ambos foram convidados.

 

O debate iniciou com uma mensagem de Dom Sérgio da Rocha, atual presidente da CNBB, mostrando o interesse e incentivo da Igreja ao diálogo e ética na política. No primeiro bloco os presidenciáveis responderam à uma única pergunta, feita por Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, que tratou sobre a atual situação do Brasil, a ética e a democracia. 

 

O formato do debate foi diferente dos outros até então, no segundo e quarto bloco os candidatos tiveram a oportunidade de se confrontar diretamente, porém foi feito por meio de sorteio, assim os presidenciáveis não escolheram a quem perguntaram. No terceiro bloco, jornalistas de meios de comunicação de inspiração Católica fizeram perguntas aos candidatos sobre os temas: migração, desemprego, segurança, urbanização, feminicídio, reforma política e trabalho infantil. Quem respondeu cada pergunta também foi definido por sorteio. No quinto e último bloco, bispos questionaram os candidatos sobre assuntos de interesse do povo e da própria Igreja em relação à vida, violência e afins, encerrando com as considerações finais de cada presidenciável presente.

 

Uma das novidades do debate de Aparecida foi o candidato Fernando Haddad do PT, que participou de seu primeiro debate na televisão nessas eleições, o presidenciável se referiu diversas vezes ao ex-presidente da república Lula e foi o principal alvo de seus opositores, sendo chamado de “porta-voz da tragédia” e “arauto da intolerância” pelo candidato do Podemos. Outro muito criticado foi Jair Bolsonaro, mesmo não estando presente, críticas foram feitas de forma direta e também indireta, como discordâncias com o economista Paulo Guedes relacionadas à CPMF e citação do movimento “Ele não”. Como esperado Michel Temer também foi criticado, devido seu alto índice de impopularidade, um modo dos que estão na corrida eleitoral tentarem ganhar a simpatia dos eleitores.

 

Os internautas que acompanharam o evento por diversos meios, incluindo a Rádio Dom, colocaram o debate entre os assuntos mais falados no Brasil, superando programas grande que costumam estar entre os primeiros no Twitter. Foi um debate importante, uma vez que faltam menos de três semanas para as eleições.

 

A Rede Salesiana Brasil, por meio da Rádio Dom, veículo de comunicação da inspetoria de São Paulo, esteve presente em todo o debate, além de transmiti-lo ao-vivo, de forma integral, também entrevistou os candidatos presentes. 

 

É missão da Igreja formar seu povo. Dessa forma também a Família Salesiana faz chegar, através de seus veículos de informação e formação, ações desse âmbito que contribuem na formação integral das pessoas, sobretudo dos jovens. 

 

Para assistir ao pré-debate, clique aqui.

 

Fonte: Site Rádio Dom