eventos e notícias

RSB garante participação no II Congresso Internacional de Comunicação e Educação
II Congresso Internacional de Comunicação e Educação / VIII Encontro Brasileiro de Educomunicação

O Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) e a Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação (ABPEducom) unem-se para organizar o II Congresso Internacional sobre Comunicação e Educação, a ocorrer de 12 a 14 de novembro de 2018 na USP, em São Paulo, Brasil.

 

O evento celebra os 20 anos da primeira edição evento que, em maio de 1998, promoveu o lançamento mundial do conceito da Educomunicação frente a um público constituído de especialistas em Media Education de 30 países, dos cinco continentes. Simultaneamente ao II Congresso Internacional será realizado o VIII Encontro Brasileiro de Educomunicação. Os atos dos dois eventos ocorrerão no campus da ECA/USP, na cidade Universitária do Butantã, São Paulo, Brasil. O II Congresso Internacional sobre Comunicação e Educação desenvolverá o tema geral “Educação midiática: práticas democráticas pela transformação social”, tendo como objetivos principais:

 

  • Reunir especialistas de países europeus, norte-americanos, africanos e latino-americanos para analisar a evolução das práticas de educação midiática e informacional, ao longo dos últimos 20 anos. Estão confirmados convidados da Argentina, Cabo Verde, Canadá, Colômbia, Espanha, Guiné Bissau, Itália, México, Peru e Portugal.
  • Articular os responsáveis pela gestão de políticas públicas e de ações da iniciativa privada, nas áreas da educação midiática e informacional, bem como reunir, para uma troca de informações, os pesquisadores e líderes de programas de formação e de difusão cultural na interface Comunicação/Educação, no Brasil e em outros países;
  • Acolher o público beneficiado pelos programas implementados nos espaços da educação formal (escolar) e não formal (mantidos por empresas, órgãos da mídia e organizações da sociedade civil), para uma reflexão sobre as perspectivas abertas pela difusão do conhecimento no campo, na busca de uma educação midiática que atenda às necessidades das atuais e futuras gerações. 

Estrutura

A partir destas metas, o evento internacional promoverá, no período da manhã, três Mesas Redondas, acolhendo especialmente os convidados internacionais.

No período da tarde, os dois eventos contarão com uma programação variada e sequenciada, incluindo:

- 12 Painéis Temáticos, que se reunirão para tratar de assuntos estratégicos para aproximar e articular instituições, especialistas e grupos da sociedade civil envolvidos com a temática da educação midiática;

- 30 Grupos Temáticos, destinados à apresentação de 120 trabalhos inscritos e selecionados pela comissão científica do evento;

- 9 Oficinas sobre práticas educomunicativas, selecionadas entre as inscritas pela mesma comissão específica.

Ainda ocorrerá uma programação cultural diversificada; ações de cobertura educomunicativa a serem realizadas por crianças, jovens, além de atividades paralelas ao evento a serem anunciadas na programação final.

Para conhecer mais detalhes sobre o eventos, cliquei aqui.